quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Curso: Educando com as tecnologias – Proinfo Integrado
PROPOSTA DO PROJETO/AULA

 F O R M U L Á R I O

1. AUTORIA

           Nome                                                                                                                                         Escola
Patrícia V. do N. Reis
CEF 02 - Brazlândia

           
2. ESTRUTURA CURRICULAR

Nível de ensino/modalidade: Séries Finais – Ensino Fundamental – 8º Ano
Componente curricular: GEOGRAFIA
Tema: A INCLUSÃO DIGITAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA

3. DADOS DA AULA

3.1-Título:

FORMATANDO SEU TRABALHO DO FINAL DO 3º BIMESTRE.

3.2- Objetivos:

ü Conhecer o software (Word e/ou Libre Office) para elaboração/formatação do Trabalho Escolar.
ü Desenvolver o trabalho e aprender a pesquisar o conteúdo on line para estudar.
ü Acompanhar o Blog: geografiasemmedo.blogspot.com.br e manter a comunicação com a Professora, para esclarecimento de dúvidas.
ü Dirimir quaisquer dúvidas a respeito do conteúdo didático e em relação ao desenvolvimento do trabalho.
ü Criar e-mail para envio eletrônico do trabalho à Professora, antes da impressão final.

3.3 -Duração:

5 (Cinco) Aulas duplas.

3.4- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

ü ORIGEM (historicidade) dos dois sistemas econômicos e sociais. Quando e como surgiram.
ü CONCEITO abrangente e completo dos dois sistemas. (O que é?)
ü Principais CARACTERÍSTICAS (sociais; econômicas; políticas e culturais) de ambos os sistemas para a vida em sociedade.
ü Cite os TIPOS (FASES) do Capitalismo, suas respectivas épocas e PARTICULARIDADES dentro da História.
ü Quais foram os principais PENSADORES/IDEALIZADORES DO SOCIALISMO?
ü Quais as DIFERENÇAS entre SOCIALISMO e COMUNISMO?
ü Quais as DIFERENÇAS entre CAPITALISMO e SOCIALISMO?
ü Quais as principais VANTAGENS e DESVANTAGENS do Socialismo?
ü Quais as principais VANTAGENS e DESVANTAGENS do Capitalismo?
ü Escreva na CONCLUSÃO do seu trabalho, a sua opinião sobre o domínio do Sistema Capitalista contemporâneo e se o Capitalismo influencia seu cotidiano.


3.5- Palavra-chave:

FORMATAÇÃO – INCLUSÃO - GEOGRAFIA

4. ESTRATÉGIAS E RECURSOS

ü Em meio a um diálogo informal com os alunos, sobre a questão da Inclusão Digital e o  Capitalismo, pude observar que há uma deficiência quase que generalizada, com quase 90% dos educandos sem o conhecimento e utilização da tecnologia para intermediar os estudos e a facilidade de informações virtuais.
ü Diante do contexto, propomos a elaboração de um trabalho com formatação oficial da ABNT, realização de pesquisas pela internet e a criação de endereço eletrônico para  comunicação virtual da turma.
ü Usaremos para tanto, o Blog: geogragiasemmedo.blogspot.com.br, para intermediar o diálogo e o ensino da disciplina; o e-mail; o Laboratório de Informática do CEF 02, com 19 computadores disponíveis, além de 02 Computadores Interativos do MEC para complementar as aulas em sala.
ü Serão trabalhados concomitantemente, tanto em sala de aula, quanto no ambiente virtual, o conteúdo programático referente ao 3º Bimestre, a informatização e a Inclusão Digital dos Educandos para a disciplina Geografia.

5. AVALIAÇÃO

ü Nota bimestral. Apresentação do trabalho através de endereço eletrônico e em versão impressa, devidamente formatado no word e/ou libre office.


Nenhum comentário:

Postar um comentário